5 Restaurantes para conhecer

5 Restaurantes para conhecer

Não é novidade que São Paulo é um grande centro cultural e gastronômico. E dar destaque para as mulheres que comandam os restaurantes é essencial.

São Paulo é inegavelmente uma das principais cidades do mundo quando o assunto é gastronomia. A capital é reconhecida não só pelos altos números de estabelecimentos e funcionários na área da alimentação, mas também pela qualidade em que os serviços são oferecidos. Com opções que vão de comida de rua até preparos mais exigentes, as opções são certamente diversas e atendem às diferentes demanda da população. Todo mundo gosta de comida boa e com preços acessíveis. Por isso, confira uma lista com 5 restaurantes da capital paulista comandados por mulheres que você não pode deixar de conhecer nesse verão.


1. Maní, por Helena Rizzo

Em 2014, Helena Rizzo foi eleita a melhor Chef mulher do mundo pela Revista Restaurant. No mesmo ano, seu restaurante, Maní, foi eleito o 36º melhor restaurante do mundo. O estabelecimento possui uma estrela Michelin e já foi considerado o melhor de São Paulo cinco vezes no ranking da Folha de S. Paulo. No Maní, a chef utiliza os mais frescos ingredientes, e realiza um trabalho que combina técnica, memória afetiva, invenção e tradição. Ademais, Rizzo dialoga com a busca por simplicidade, sazonalidade e respeito ao pequeno produtor rural. O restaurante apresenta preços variados, com alguns pratos de valores mais acessíveis enquanto outros são mais elaborados, tudo para oferecer uma refeição completa e de alta qualidade ao cliente.

Maní

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano, São Paulo (SP)

Telefone: +55 (11) 3085-4148 | +55 (11) 3064-0640

Site: https://manimanioca.com.br/

2. Ruella, por Danielle Dahoi

Chef Danielle Dahoi, do Bistrô Ruella – Foto: Instagram/bistrosruella, por Anderson Freire

Em 2016, Danielle Dahoi foi convidada para apresentar o Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, um programa de competição culinária do SBT. Dahoi foi a primeira chef mulher do mundo a comandar o reality show, uma franquia de sucesso em 18 países. Hoje, a chef comanda o Ruella, um bistrô de Autoria: artesanal, plural, com uma comida simples e certamente bastante saborosa. O menu é variado, com opções de entradas, aperitivos, aves, carnes, drinks e sobremesas.

Ruella

Endereço: Rua João Cachoeira, 1507, Vila Olímpia – São Paulo (SP)

Telefone: +55 (11) 3842-7177

Site: https://www.ruella.com.br/

3. Arturito, por Paola Carosella

A chef e jurada Paola Carosella | Divulgação Band

Paola Carosella é mais do que a queridinha do Masterchef. Nascida em Buenos Aires, a chef de cozinha ítalo-argentina comanda atualmente os restaurantes La Guapa e Arturito, na capital paulista. Em 2014, foi eleita a melhor chef pelo Guia da Folha de S. Paulo e em 2017 ganhou o segundo lugar no Prêmio Jabuti de Literatura pelo seu livro “Todas as sextas”, na categoria de Gastronomia. O Arturito é de fato um restaurante completo, com opções para crianças e adultos, além das opções veganas. Os preparos são feitos com bastante técnica e atenção, para que tudo seja entregue conforme o cliente deseja.

Arturito

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542,entre as ruas Cristiano Viana e João Moura, São Paulo (SP)

Telefone: +55 (11) 3063-4951

Site: https://www.arturito.com.br/arturito

4. Carlota, por Carla Pernambuco

Chef Carla Pernambuco. Foto: Gil Costa/Arquivo pessoal

Há mais de 20 anos Carla Pernambuco comanda o Carlota, um restaurante principalmente de cozinha multicultural. Em 2005, foi eleita Chef do Ano, pela Revista Gula, e ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Contemporânea pela Veja Rio. Localizado em Higienópolis, os pratos são simples, mas feitos com muito sabor e excelência. Empadinhas de palmito, bolinho de tapioca com carne seca e catupiry, costelinha suína, bem como a lasanha e o cheescake tradicional são apenas algumas das opções dentro do variado cardápio. Impossível não aproveitar!

Carlota

Endereço: Rua Sergipe, 753 – Higienópolis – São Paulo (SP) – CEP 01243-001

Telefone: +55 (11) 3661-8670 | +55 (11) 3663.0911 | +55 (11) 3661.9465

Site: http://carlota.com.br/

5. Bar da Dona Onça, por Janaína Rueda.

Chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça – Foto: Instagram/bardadonaonca

Gênio forte, icônica, guerreira e protetora – assim como uma onça. Janaína Rueda é cozinheira e idealizadora do Bar da Onça, localizado no térreo do Edifício Copan, um dos mais icônicos prédios da cidade de São Paulo. Os pratos são típicos do Brasil, com uma gastronomia local, mas sem deixar de lado uma pitada gourmet. Inaugurado há 10 anos, o estabelecimento é conhecido por sua comida boa, que não só mistura de ingredientes de diversas regiões do Brasil, mas também oferece as clássicas proporções de boteco.

Endereço: Edifício Copan, Av. Ipiranga, 200 – CJ 27 e 29 – Centro, São Paulo (SP) – CEP 01046-925

Telefone: +55 (11) 3257-2016

Site: https://bardadonaonca.com.br/


Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram: @mulheresnagastronomia

Post anterior: Gastronomia Molecular

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *