Apresentação do blog!

Apresentação do blog!

Olá!

Meu nome é Gabriela Del Carmen, sou estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Esse blog nasceu da inquietação de discutir a figura de mulheres chefs de cozinha. O objetivo é fazer um blog gastronômico, mas sem deixar de lado o caráter político que envolve a presença feminina nos restaurantes. 

Historicamente, em um mundo constituído de sociedades machistas, a figura da mulher foi e, em alguns casos, ainda é atribuída à figura da dona de casa, da mãe e a cozinheira. Contudo, na gastronomia profissional os cargos de destaque, como os dos chefs de cozinha, são majoritariamente ocupados por homens.

No século XX, o chef francês Auguste Escoffier defendia que a culinária profissional era uma “arte elevada” exclusiva para os homens, por ser uma tarefa pesada e quente. Para ele, as mulheres deveriam ficar encarregadas de pratos considerados mais simples, sem ocupar os altos cargos dentro da profissão. O mesmo mundo machista que reduzia as mulheres como cozinheiras de família reprimia quando a atividade era realizada de modo semelhante aos homens.

A partir disso, postarei quinzenalmente a história de uma protagonista, dando foco à figura feminina na gastronomia. Apresentarei os aspectos mais interessantes de suas trajetórias como cozinheiras, suas especialidades, rotina e desafios profissionais. Cada post, uma nova personagem incrível para vocês conhecerem sua história e seu trabalho.

O blog é destinado a todos que gostam de gastronomia e de discutir a figura da mulher dentro desse espaço. O feedback de vocês é sempre muito bem vindo, porque assim o blog pode melhorar e crescer cada vez mais.  Deixe comentários ao fim de cada postagem, entre em contato por e-mail ou pelo link das minhas redes sociais.

Espero que gostem o tanto quanto eu!

Até a próxima!

mulheres na gastronomia, apresentação
Mulheres na gastronomia
Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *