Brasil é o 3º país que mais consome carne no mundo
O Brasil está no Top 3 no ranking dos países que mais consomem carne no mundo, de acordo com um estudo feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a plataforma Cupom Válido. A pesquisa mostra que mesmo com a alta dos preços da carne, que subiram 22% nos últimos 12 meses por conta da inflação, o Brasil chega a consumir, por ano, cerca de 24,6 kg de carne per capita. O levantamento considerou dois tipos de proteínas – carne bovina e vitelo.
O país só está atrás dos Estados Unidos e da Argentina, que consomem 26,1 kg/capita e 36,9/capita, respectivamente. No entanto, a Argentina é um dos poucos países em que o consumo tem caído significativamente ano após ano: há 22 anos, a região chegou a consumir 40% mais do que atualmente. Segundo a pesquisa, a crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos é um dos principais fatores pela diminuição do consumo.
Por outro lado, na média global, o consumo não para de crescer. O volume saltou mais de cinco vezes nos últimos 50 anos e pode chegar a 43,7 kg/capita em 2030. “O aumento do consumo de carne está relacionado à melhora no padrão de vida e a urbanização da população – que faz com que haja uma mudança no estilo de dieta e favoreça o aumento do consumo de proteína de origem animal”, diz o relatório do Cupom Válido enviado à imprensa. Outro fator que contribui para esse avanço é o aumento populacional – em 1960 havia 3 bilhões, e hoje 7,9 bilhões de pessoas no mundo.
O Brasil aparece na frente de Israel (23,3 kg/capita) e Chile (20,5). Fechando o Top 10, estão Cazaquistão (19,9), Austrália (19,2), Canadá (17,4) e Suíça (14,4). Na ponta oposta do ranking está a Índia, como o país que menos consome carne no mundo – apenas 0,5 kg/capita no ano. Neste caso, as razões são, principalmente, a tradição e a religião do país, onde a maioria hindu da população considera a vaca um animal sagrado.
A pesquisa também avaliou quais são as proteínas mais consumidas no mundo. A categoria “outros” ficou em 1º lugar, com 45,2%. Em seguida, está o ovo (19,1%), frango (14,6%), carne de segunda (14,1%) e, por fim, a carne nobre (7%).
Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram
LEIA TAMBÉM: Mariana Ximenes testa drinks em novo programa do GNT