Chef Ruth Almeida é eleita a melhor do Brasil em prêmio de gastronomia

Chef Ruth Almeida é eleita a melhor do Brasil em prêmio de gastronomia
Chef Ruth Almeida na cerimônia do Prêmio Dolmã 2021 - Foto: Tony Suit/Divulgação

Ruth Almeida, do Tocantins, foi eleita melhor chef do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2021 – considerado o Oscar da gastronomia nacional. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (3), em Belém (PA), e contou com os finalistas Deocleciano Brito (Acre), Rafael Bruno (MA), Gilmar Borges (GO), Pedro Alex (RJ) e Rodrigo Bernardes (PR). Ruth, a única mulher na disputa, chegou ao tapete vermelho descalça, vestindo uma bata e um turbante, com pinturas indígenas no rosto para homenagear suas raízes.

“O sentimento é de gratidão e de honra que veio para mostrar que, assim como eu, muitas mulheres que sonham fazer da sua essência a força de trabalho devem seguir e acreditar”, disse Ruth ao vencer. “É pelo meu pai, é pela minha mãe. E é para indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo como eles que eu dedico essa vitória. É com essa raiz no meu coração que eu vou para a cozinha.”

Para escolher o vencedor, a premiação leva em conta a experiência profissional, o histórico de carreira e, além disso, os votos de um júri popular.

Quem é Ruth Almeida

Ruth é chef de cozinha, consultora, e pesquisadora da culinária afroindígena. Ela já foi quebradeira de coco, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis.

Em 2016, participou do reality “Cozinheiros em Ação”, do canal GNT, e terminou a competição em terceiro lugar. No programa, fez pratos típicos da cozinha brasileira, a fim de valorizar a culinária da roça. O chef francês e apresentador do programa Olivier Anquier definiu a comida de Ruth como “uma cozinha de amor”.


Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram

LEIA TAMBÉM: Sandy estreia programa de culinária na HBO Max

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.