Chefs da Mamãe

Chefs da Mamãe

Idealizado por Ana Coutinho, o curso Chefs da Mamãe oferece aulas de culinária para crianças, trazendo temas de responsabilidade, ecologia e criatividade por meio da diversão

Talvez de todos os cantos de casa, a cozinha seja o menos seguro para as crianças. Afinal, utensílios cortantes, queimaduras no fogão, panelas pesadas e objetos de vidro podem causar graves acidentes. Mas será que a cozinha precisa ser uma zona restrita para a criançada? Será que não é possível criar um ambiente divertido, responsável, seguro e, principalmente, educativo?

Foi pensando nisso que Ana Coutinho criou o Chefs da Mamãe, um serviço de aulas de culinária para crianças. Criado em 2019, o programa atende, sobretudo, a crianças de 6 a 12 anos, uma ou duas vezes por semana. 

Natural de Pernambuco, Ana mudou-se para Floripa há quase um ano. Conheceu o universo da agricultura familiar orgânica depois de adulta, e encantou-se pela área. Decidiu então trabalhar em um restaurante na capital catarinense, disposta a aprofundar seus conhecimentos sobre culinária. Além disso, fez alguns cursos de queijos, embutidos e até mesmo da importância do não desperdício de alimentos.

Por meio de aulas de gastronomia interativas, ela conversa com as crianças sobre a importância da segurança e organização na cozinha, e desenvolve não só a criatividade e independência, mas também o amor pela culinária, ecologia e valor nutricional dos alimentos. “Partilhar com as crianças esse amor e cuidado para com o planeta me traz sentido e o diferencial para minha existência. É muito gratificante ensinar a criança a ter cuidado com a terra, com o lixo, assim como mares e oceanos; despertar-lhes cidadania e responsabilidade”, declara. 

Nas aulas, ela valoriza acima de tudo alimentos sazonais, com uma pegada de agricultura sustentável e produção local. O programa ainda inclui aulas de ida às compras e visitas a hortas, sempre com um diálogos abertos para que a criançada expresse dúvidas e curiosidades. “O cardápio proposto é flexível, porque faço questão de saber qual é o desejo deles, o que querem aprender. Também trabalhamos cheiros e texturas, principalmente com [os alunos] mais novos”, explica. No cardápio, algumas receitas fazem sucesso entre a garotada. Por exemplo, a tapioca, ovo gourmet, mix de iogurte com frutas e cereais, bolos, sandubas e, claro, tudo com chocolate!!

Inicialmente, o curso Chefs da Mamãe era realizado na casa de Ana. Mas – ao fim da pandemia da covid-19 – as aulas serão retomadas em um espaço maior, no Simpozio Cultural, localizado no Campeche, bairro no sul de Florianópolis. Com o intuito de não perder o embalo durante a pandemia, Ana começou também um serviço de sopas cremosas e deliciosas. “A mais gostosa é certamente a de abóbora, alho e gengibre. Apaixonante!”, afirma. Por encomenda, ela também oferece bobó de camarão e escondidinhos diversos, de mandioca com queijo e carne seca, bem como de alho poró, gorgonzola e até mesmo de abóbora.

Apesar de ser voltado para crianças de 6 a 12 anos, ela explica que o programa também recebe pessoas um pouco mais velhas ou mais novas. O valor de 1 aula semanal, com material e insumos inclusos no preço, é de R$200,00 por mês.


Contato: (81) 99606-0625

Instagram: @chefsdamamae

Fotos: Arquivo pessoal

Post anterior: Mères de Lyon

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Chefs da Mamãe”

  • Adorei a proposta da chef Ana Coutinho. A criançada aprende a cozinhar e como se alimentar. Isso no futuro, será de grande importância para uma geração mais saudável e sem desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *