Chefs da Mamãe

Chefs da Mamãe
Chefs da Mamãe.

Idealizado por Ana Coutinho, o curso Chefs da Mamãe oferece aulas de culinária para crianças, trazendo temas de responsabilidade, ecologia e criatividade por meio da diversão

Talvez de todos os cantos de casa, a cozinha seja o menos seguro para as crianças. Afinal, utensílios cortantes, queimaduras no fogão, panelas pesadas e objetos de vidro podem causar graves acidentes. Mas será que a cozinha precisa ser uma zona restrita para a criançada? Será que não é possível criar um ambiente divertido, responsável, seguro e, principalmente, educativo?

Foi pensando nisso que Ana Coutinho criou o Chefs da Mamãe, um serviço de aulas de culinária para crianças. Criado em 2019, o programa atende, sobretudo, a crianças de 6 a 12 anos, uma ou duas vezes por semana. 

Natural de Pernambuco, Ana mudou-se para Floripa há quase um ano. Conheceu o universo da agricultura familiar orgânica depois de adulta, e encantou-se pela área. Decidiu então trabalhar em um restaurante na capital catarinense, disposta a aprofundar seus conhecimentos sobre culinária. Além disso, fez alguns cursos de queijos, embutidos e até mesmo da importância do não desperdício de alimentos.

Por meio de aulas de gastronomia interativas, ela conversa com as crianças sobre a importância da segurança e organização na cozinha, e desenvolve não só a criatividade e independência, mas também o amor pela culinária, ecologia e valor nutricional dos alimentos. “Partilhar com as crianças esse amor e cuidado para com o planeta me traz sentido e o diferencial para minha existência. É muito gratificante ensinar a criança a ter cuidado com a terra, com o lixo, assim como mares e oceanos; despertar-lhes cidadania e responsabilidade”, declara. 

Nas aulas, ela valoriza acima de tudo alimentos sazonais, com uma pegada de agricultura sustentável e produção local. O programa ainda inclui aulas de ida às compras e visitas a hortas, sempre com um diálogos abertos para que a criançada expresse dúvidas e curiosidades. “O cardápio proposto é flexível, porque faço questão de saber qual é o desejo deles, o que querem aprender. Também trabalhamos cheiros e texturas, principalmente com [os alunos] mais novos”, explica. No cardápio, algumas receitas fazem sucesso entre a garotada. Por exemplo, a tapioca, ovo gourmet, mix de iogurte com frutas e cereais, bolos, sandubas e, claro, tudo com chocolate!!

Inicialmente, o curso Chefs da Mamãe era realizado na casa de Ana. Mas – ao fim da pandemia da covid-19 – as aulas serão retomadas em um espaço maior, no Simpozio Cultural, localizado no Campeche, bairro no sul de Florianópolis. Com o intuito de não perder o embalo durante a pandemia, Ana começou também um serviço de sopas cremosas e deliciosas. “A mais gostosa é certamente a de abóbora, alho e gengibre. Apaixonante!”, afirma. Por encomenda, ela também oferece bobó de camarão e escondidinhos diversos, de mandioca com queijo e carne seca, bem como de alho poró, gorgonzola e até mesmo de abóbora.

Apesar de ser voltado para crianças de 6 a 12 anos, ela explica que o programa também recebe pessoas um pouco mais velhas ou mais novas. O valor de 1 aula semanal, com material e insumos inclusos no preço, é de R$200,00 por mês.


Contato: (81) 99606-0625

Instagram: @chefsdamamae

Fotos: Arquivo pessoal

Post anterior: Mères de Lyon

Um comentário em “Chefs da Mamãe

  1. Adorei a proposta da chef Ana Coutinho. A criançada aprende a cozinhar e como se alimentar. Isso no futuro, será de grande importância para uma geração mais saudável e sem desperdício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.