Cidinha Santiago

Cidinha Santiago

Cidinha Santiago é cozinheira, negra, mãe, educadora e prevalece na televisão há 30 anos em programas de culinária.

Para Cidinha Santiago, o vínculo com a cozinha teve início ainda na infância, com influência de seu pai, que era padeiro, e sua mãe, doceira. Natural de Minas Gerais, começou a cozinhar aos 5 anos de idade, quando teve um imprevisto dentro de casa. Ela cuidava dos três irmãos mais novos enquanto sua mãe saía para buscar lenha, mas, demorando muito para retornar, teve que improvisar a refeição. “Fiz o meu primeiro arroz. Puxei um banquinho e acendi o fogão a lenha. Assim se iniciou a minha história com a gastronomia”, relembra.

Foi amor instantâneo, de tal forma que nunca teve dúvidas do que queria ser quando crescesse. A resposta era simples: certamente seria cozinheira. Cidinha começou, ainda jovem, a trabalhar como cozinheira de forno e fogão. Ao mesmo tempo, inscreveu-se em diferentes cursos profissionalizantes relacionados à culinária. Neles, além de aprender algumas importantes técnicas, também teve a oportunidade de aprender algumas receitas da região, com os ensinamentos passados pelas quitandeiras, mulheres que produzem – em suas casas – alimentos comercializados em padarias, como bolos, doces e pães.

Com uma cozinha principalmente brasileira e repleta de memória afetiva de sua terra natal, suas principais referências na área são, além e seus pais, Benjamin Abrahão, Ofélia Anunciato – com quem trabalhou no programa Cozinha Maravilhosa da Ofélia – e Benê Ricardo, “minha referência resistência e mulher negra na cozinha”.

Em 1985, ela juntou seus conhecimentos e lançou o livro Receitas de Comidas Típicas, em parceria com a editora Typos. Em 2017, recebeu o título de Membro de Honra da Fic Brasile, a Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefs. Atualmente, Cidinha é o braço direito no programa Edu Guedes e Você e, além disso, oferece consultoria gastronômica, cursos de culinária, workshops e produção de pratos para diversas mídias.

Com mais de 43 mil seguidores em seu Instagram, Cidinha tem uma proposta de, acima de tudo, divulgar suas produções gastronômicas, receitas e eventos relacionados ao mundo da comida, bem como os produtos que estão presentes nesse meio. Ela pretende também lançar um segundo livro de culinária e fazer um filme sobre gastronomia.

Cidinha Santiago conquistou espaço na gastronomia profissional, e é daquelas cozinheiras que não só enchem o nosso estômago com pratos deliciosos, como também nos conquista por seu sorriso largo, simpatia contagiante e talento nato para cozinhar.

Via Diálogos Comestíveis

Cidinha no Instagram: @cidinha_santiago

Fotos destaque: Divulgação/Cidinha Santiago

Post anterior: A Campeã: Dayse Paparoto

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *