EXCLUSIVO: Olga Ri fecha parceria com chef Michelin Cafira Foz
A startup de saladas Olga Ri está com novidades em seu cardápio. Aproveitando a sazonalidade para oferecer opções quentes nos dias gelados do ano, a empresa lançou uma sopa de feijão branco e frango caipira e o Bowl Sertanejo. As receitas foram criadas em parceria com a chef piauiense Cafira Foz, do premiado restaurante Fitó.
“Sempre cozinhei desde criança. O olhar para a gastronomia veio em meio as minhas viagens e com elas a decisão da gastronomia profissional”, conta Cafira. “Foram anos pesquisando e desenvolvendo um repertório que seja significante para mim, e o Fitó foi o resultado de tudo isso, me trazendo agora nessa posição de Chef de cozinha e empreendedora”.
Segundo Cafira, a inspiração para criar receitas vem de tudo que observa, vive e acompanha. Para os pratos da Olga Ri, ela queria usar elementos já conhecidos pela empresa, mas sem deixar de lado suas próprias referências de cozinha afetiva e de família. O bowl Sertanejo inclui arroz 7 grãos, abóbora assada, queijo coalho, quiabo grelhado, tomate sweet, vinagrete de feijão fradinho e castanhas de caju e pará.
“Toda a construção de uma collab junta o melhor de cada cozinha. Queremos trazer elementos possíveis, saborosos e que tenham uma produção que não dificulte a operação e seus colaboradores. É importante não só o cliente estar feliz mas sim toda a vida que tem por trás desse projeto”, diz Cafira. A chef diz ter planos de lançar outras receitas em parceria com a Olga Ri no futuro.
Sobre a Chef
Cafira Foz comanda a cozinha do Fitó, restaurante de comida nordestina localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “Fitó é meu apelido de infância. O conceito era materializar a minha independência, empreender e trazer a minha vivência para além de um restaurante, criando uma atmosfera muito importante e do jeito que sempre imaginei”, explica Cafira.
O restaurante venceu a categoria Bib Gourmand do Guia Michelin – que reconhece cozinha de boa qualidade e a um bom preço – durante três anos consecutivo (2018, 2019 e 2020). Uma conquista obviamente importante, que traz reconhecimento internacional e atraiu entusiastas da boa gastronomia em todo o mundo.
Mas muito além de um restaurante premiado, o Fitó é também um espaço de acolhimento para os clientes, que podem saborear pratos como arroz de siri catado, creme de abóbora com cogumelos e baião de dois, e para a própria equipe. Com uma equipe quase inteiramente feminina, o restaurante celebra a diversidade e o apoio entre todas mulheres desde sua essênica e fundação.
“A cozinha é um lugar majoritariamente presenciado pelo gênero masculino. Queremos criar um ambiente seguro e saudável para desenvolver e capacitar mulheres e não binaries dentro da cozinha”, pontua Cafira. Como referências do setor, a chef cita as mulheres da sua família e outras chefs como Neide Rigo, Paola Carosella, Bel Coelho, Mara Salles, Mari Sciotti, Irina Cordeiro e Ieda de Matos.