Esses filmes vão te dar fome!

Esses filmes vão te dar fome!

10 filmes imperdíveis sobre gastronomia para ver no fim de semana que vão te deixar com água na boca

O final de semana está chegando e nesse friozinho certamente não tem nada melhor do que aproveitar o tempo livre para ficar debaixo da coberta assistindo a um filme. E para entrar no clima, o Mulheres na Gastronomia selecionou dez filmes relacionados com gastronomia que, com toda a certeza, vão te inspirar a testar novas receitas, inventar novos pratos e saborear as maiores delícias que a cozinha pode oferecer. Então prepare o seu balde de pipoca, sente no sofá e dê o play!

1. Comer, Rezar, Amar (2010)

Baseado no livro best-seller de Elizabeth Gilbert, a trama conta a história de Liz (Julia Roberts). Completamente perdida e confusa em relação à vida, ela decide sair da sua zona de conforto e viajar para três lugares magníficos: Itália, Bali e Índia. Em busca por novas experiências e, sobretudo, autoconhecimento, ela conhece diversas receitas deliciosas e encontra o verdadeiro prazer da gastronomia, além de passar por templos de meditação e, claro, se apaixonar. Disponível aqui.

2. Julie & Julia (2009)

Estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, o filme narra a história de Julie Powell, uma jovem nova-iorquina que se desafia a recriar, em 365 dias, todas as 524 receitas do clássico livro de culinária da prestigiada chef Julia Child. Apesar de suas diferenças, as protagonistas se assemelham ao buscarem dar novos rumos às suas vidas, serem reconhecidas em seus trabalhos e, finalmente, serem mais felizes. Disponível aqui.

3. Sem Reservas (2007)

Essa comédia e drama romântico estadunidense gira em torno de Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones), uma chef de cozinha perfeccionista, intimidadora e determinada que, acostumada em colocar seu trabalho em primeiro lugar, tem sua vida virada de cabeça para baixo quando decide acolher Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de nove anos. Em meio a tudo isso, Kate é obrigada a compartilhar sua cozinha com o subchef Nick Palmer (Aaron Eckhart), descontraído e bem-humorado. Com duas personalidades contrastantes e, principalmente, pratos incríveis que roubam a cena, ambos devem buscar uma forma de viver em harmonia. Disponível aqui.

4. Pegando Fogo (2015)

Bradley Cooper está de volta às telonas com um filme cheio de adrenalina, comidas lindas e, acima de tudo, muito sabor. Ele interpreta Adam Jones, um dos mais respeitados chefs de Paris, que tem sua carreira destruída por causa de seu abuso de álcool e drogas. Após um tempo isolado, ele decide se recuperar e, principalmente, retomar sua carreira na gastronomia. Com a ajuda de sua recém-formada equipe, Jones vai atrás de seu grande sonho: conquistar a sua tão esperada terceira estrela Michelin. Certamente um dos melhores filmes de gastronomia da década, que com certeza vai te dar água na boca. Disponível aqui.

5. Chef (2014)

Estrelada por Jon Favreau, Sofía Vergara e John Leguizamo, a comédia traz a história de Carl Casper, chef de um conceituado restaurante de Los Angeles que destrói sua reputação após servir um jantar para um dos mais prestigiados críticos gastronômicos da cidade. Por isso, ele decide tentar o próprio negócio: um foodtruck. Com a ajuda do filho e do melhor amigo, ele reinicia sua vida em um trailer de comida, muito menos refinado do que o restaurante chique em que trabalhava, mas uma ótima oportunidade para fazer os pratos que sempre quis, reencontrando sua criatividade e amor pela gastronomia. Disponível aqui.

6. Ratatouille (2007)

Da série: filmes de gastronomia para todas as idades, Ratatouille aborda temas de comida, realizações de sonhos e amizade. A produção traz a história de Remy, um rato talentoso que deseja tornar-se um grande chef, mas, por ser um rato, acaba sendo expulso de todas as cozinhas que visita. Inesperadamente, ele conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar, mas precisa de um emprego. Eles se juntam numa divertida e surpreendente aliança que faz com que o restaurante do chef Gusteau se torne um dos mais prestigiados de toda a França, mostrando que – com os temperos certos e muito sabor – qualquer um pode cozinhar. Disponível aqui.

7. A 100 Passos De Um Sonho (2014)

No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma prestigiadíssima e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin. Tudo ia bem até que, inesperadamente, uma família indiana abre um restaurante em frente ao seu, e a disputa pela clientela e pelo reconhecimento começa. Mas em meio à guerra gastronômica, ela acaba conhecendo o filho de seu adversário, que mostra ter um verdadeiro talento para a culinária. Representando não só a mais refinada gastronomia francesa, como também os temperados pratos indianos, o filme é um verdadeiro prato cheio, irresistível para os amantes da boa gastronomia. Disponível aqui.

8. Soul Kitchen (2009)

Dono de um restaurante decadente em Hamburgo, Alemanha, Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos) tem dificuldade para fazer o seu negócio ir para frente. Ainda assim, quando sua namorada se muda para a China, Zinos – decidido a ir atrás de sua amada – precisa deixar o restaurante nas mãos de seu irmão, que há pouco tempo saiu da prisão. Disponível aqui.

9. Gosto Se Discute (2017)

Protagonizado por Cássio Gabus Mendes e Kéfera Buchmann, o filme brasileiro conta a história do chef Augusto, que vê o seu restaurante ser prejudicado com a concorrência de um ex-pupilo que passa a trabalhar em um foodtruck em frente ao seu estabelecimento. Além disso, ele precisa lidar com Cristina, nova gerente convocada para trazer o restaurante de Augusto de volta ao esplendor. Mas em meio à pressão em criar um novo cardápio, o chef desenvolve uma rara síndrome que faz com que perca o paladar. Disponível aqui.

10. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Cheio de guloseimas, balas e, sobretudo, muuuuito chocolate, o filme narra a história de cinco crianças que conseguem entrar na maior fábrica de doces do mundo para um passeio inesquecível, após vencerem o concurso criado por Willy Wonka (Johnny Depp). Além de muitas risadas e diversão garantida, esse delicioso clássico trata, acima de tudo, de arrogância, exibicionismo, humildade e fé com uma história encantadora, perfeita para crianças e adultos. Disponível aqui.


Siga o Mulheres na Gastronomia no Instagram: @mulheresnagastronomia

Post anterior: Saúde e Prazer – Nutrição Comportamental

Foto destaque: Gabriela Del Carmen/Mulheres na Gastronomia

Website | + posts

Criadora e redatora do Mulheres na Gastronomia! Sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Embora não tenha muito sucesso em minhas experiências dentro da cozinha, tenho uma paixão imensa por saborear os melhores pratos e contar histórias. Então, nada melhor do que juntar essas paixões em um mesmo lugar, trazendo pautas diferentes e interessantes, sempre com muita diversidade e diálogo.



1 thought on “Esses filmes vão te dar fome!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *