Lena Araújo

Lena Araújo
lena araújo. foto: divulgação

Apaixonada pelos sabores da Itália, Lena Araújo especializou-se em massas artesanais e inaugurou a escola Pasta Academy

Lena Araújo é chef pastaia, especializada em massas artesanais pouco conhecidas no Brasil. “Eu sempre gostei de cozinhar. Ninguém me ensinou, mas sempre estive perto da minha mãe para observar o que fazia de bom. Assim, eu descobri que tinha aprendido. Pedi para eu fazer o almoço de domingo e todos adoraram”, conta.

Proprietária da escola Pasta Academy, ela ministra cursos e apresenta ao mercado brasileiro a diversidade de massas originais das diferentes regiões da Itália, como Sardenha, Sicília, Piemonte e muitas outras.

“No começo, cozinhar era só um hobby. Até que um dia, minha amiga Joana chegou com um folder de uma escola de gastronomia, era o último dia de matrícula”. Sem saber no que tudo aquilo iria dar, resolveu se inscrever. Como resultado, passou dois anos estudando no Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

Em seguida, aventurou-se fora do país. Em Madri, teve a oportunidade de fazer um curso livre, com o qual aprendeu sobre dia a dia na alta cozinha, mas não se encantou. Sua grande paixão foi, principalmente, a Itália, onde descobriu a fundo o universo das massas artesanais, e entrou em contato com o enorme leque de possibilidades com que trabalhar. “Não fui eu quem escolheu a massa, ela que me escolheu. Para mim, a comida afetiva e de conforto é certamente muito mais atraente [do que algo mais refinado]”, explica.

Aprendeu algumas técnicas no preparo com um dos melhores da área, o chef Ville Della Penna. Além disso, Lena também tem como inspiração o prestigiado chef Massimo Botura, “ele não é da tradição, mas o acho incrível no sentido de quebra de paradigma,”.

Por meio de seu trabalho, Lena procura, acima de tudo, conservar a tradição das massas de origem italiana, valorizando suas produções e lutando para preservar o modo tradicional de confecção. Devido principalmente à constante busca pelas inovações, o que muitos não sabem é que essas massas correm um risco grande de extinção na Itália.

“A busca pelo novo e o ranço para com a tradição são responsáveis por isso. Mas não há como ter futuro se você esquece a trajetória percorrida até o presente. Por isso, eu levanto a bandeira da tradição, como forma de preservar um patrimônio que é mais antigo do que a história do Brasil”, argumenta.

A fim de ter seu próprio negócio, vender e encantar os clientes com a beleza de suas massas, Lena criou a escola Al Dente. “Deu tão certo que hoje divido tudo o que sei com meus alunos do Pasta Academy. São profissionais de alta performance que têm como pilares principalmente o sabor e a beleza”.

Além disso, Lena trabalha também com serviço para eventos, e encanta os clientes por onde passa com suas massas artesanais de fazer qualquer um lamber os beiços.


Lena no Instagram:

Um comentário em “Lena Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.